HIGIENIZAÇÃO! Hoje você receberá totalmente grátis 5 dicas profissionais de como fazer uma higienização automotiva em seu carro. Sem segredos!

Gastando muito pouco ou quase nada você consegue fazer uma higienização automotiva. Utilizando itens e produtos que já estão disponíveis em sua casa.

Higienização automotiva é um processo de limpeza. O objetivo é eliminar todos os, resíduos, manchas e odores acumulados no dia a dia pelo seu veículo.

O mercado realiza serviços de higienização automotiva mais pesados. Geralmente em veículos que passaram por enchentes ou que por algum motivo acabaram absorvendo água.

Higienização automotiva, início!

Este processo consiste em desmontar todo o veículo e higienizar as partes individualmente. Se necessário, inclui-se também a troca do feltro, para que não haja mal cheiro ou odores futuros.

Existe, ainda, a higienização através da máquina de ozônio que é uma ótima opção para quem possui alergias.

Um processo de higienização bem feito traz de volta a sensação de carro novo e exalta o prazer de dirigir. Sem contar com a valorização do carro.

Listaremos 5 dicas de como higienizar seu carro na sua própria casa. Com alguns produtos domésticos você terá um ótimo resultado, lembrando que esse processo é para uma higienização automotiva simples.

Passos a serem seguidos

Primeira dica – Materiais: Um baldo pequeno com água, uma buchinha Scotch brite, um pano de limpeza, um pincel, cotonetes, um aspirador de pó, uma escova com cerdas grossas (utilizadas para limpeza de pneus) e um borrifador.

Higienização automotiva em uma chevrolet Captiva desmontada sendo higienizada por um profissional.

Chevrolet Captiva desmontada sendo higienizada por um profissional.

Segunda dica – Produtos: Os produtos utilizados vão depender muito da situação em que seu carro se encontra. Geralmente cerca de 90% dos casos o carro está com sujeira do dia a dia, como pequenas manchas, pó, restos de comida, etc.

Nesse caso utilizaremos os seguintes produtos: Veja Multiuso limpeza pesada, água, restaurador de plásticos, silicone industrial e perfume automotivo de seu gosto.

Terceira dica –  Processo: Primeiro comece tirando todos os objetos, lixo, restos, estepe e também os carpetes. A higienização é sempre feita de cima para baixo, nunca comece higienizando o carpete ou os bancos.

Sequencia!

Então começaremos pelo teto. Mas antes de começar o teto bata em todos os bancos com a mão para que o pó saia enquanto você ainda não limpou nada.

Umedeça o pano cinza na água e tire o excesso, borrife um pouco de veja no pano e esfregue o teto apenas onde tem manchas. Esfregue de forma reta e não circular, para frente e para trás, virando o pano sempre que estiver sujo. Você verá que aos poucos a sujeira vai de diluindo e desaparecendo.

Depois vá para as colunas laterais, pegue a buchinha scotch brite, umedeça na água e tire o excesso. Borrife o produto na parte amarela e esfregue as colunas.

Use a parte verde apenas em locais específicos onde a sujeira é muito grossa e nunca na peça inteira pois pode riscar. Fez a primeira coluna passe o pano limpo, fez a segunda coluna passe o pano limpo e assim por diante.

Depois o mesmo processo com o painel, console central, portas e porta malas. Sempre use o lado amarelo da buchinha, secando com o pano cinza limpo a cada finalização de peça. Nesse momento você poderá usar o pincel para passar nos pequenos espaços como as saídas do ar condicionado, botões de acionamento dos vidros, vincos nos plásticos, porta objetos etc.

Pano limpo!

Sempre secando com o pano limpo e utilizando também o aspirador de pó para retirar pequenos excessos de água. Seque completamente esses locais. Agora vamos para os bancos, eu costumo retirar os bancos pois prefiro fazer a higienização dos bancos individualmente. Não se esqueça de limar os trilhos com o pincel.

Mas como é uma higienização simples e vocês não possuem extratora, podemos fazer no local mesmo. Os plásticos dos bancos devem seguir o mesmo processo das portas e painel, usando a buchinha do lado amarelo, o pincel, o pano limpo e o aspirador.

O estofado deve ser limpo com o pano cinza limpo com pequenas borrifadas do produto. Nos locais mais manchados, esfregue com movimentos retos, virando e enxaguando o pano. O pano deve estar sempre parcialmente seco.

Para higienizar o carpete do carro, primeiro deve-se borrifar suavemente o produto e passar a escova de pneus para subir a sujeira. Na sequencia deve-se passar com bastante gosto o aspirador de pó com aquele bico fino. O mesmo processo deve ser repetido no carpete avulso do porta malas caso haja.

Detalhes!

O porta malas deve ser higienizado apenas com o borrifador e o pano para tirar o excesso do produto. Recomendo também limpar o pneu de estepe e as ferramentas e os acessórios de emergência apenas com o produto e o pano limpo.

Higienização automotiva em um Honda Fit desmontado e sujo

Honda Fit desmontado e sujo

Quarta dica – Cuidados: Primeiro cuidado a ser tomado é com o teto, alguns carros possuem um teto mais sensível a limpeza, geralmente carros acima de R$50.000,00. Nesses casos recomenda-se um profissional pois os danos podem ser irreversíveis. Se o teto for comum nunca esfregar mais que três vezes cada local, pois ele pode começar a desfiar e ficar com cara de teto gasto.

Higienização automotiva em um Honda Fit desmontado e higienizado.

Honda Fit desmontado e higienizado.

Outro cuidado é com os plásticos, muito cuidado com a parte verde da buchinha que risca muito os plásticos. Cuidado com as partes eletrônicas, como: acendedor, aparelhos de som e kits multimídia, cabos embaixo dos bancos, botões do painel e das portas. Sempre  limpe e seque, por isso a importância do aspirador nesses locais.

Produtos líquidos!

Dependendo do produto a ser utilizado recomenda-se diluição em água. Se o carro não estiver muito sujo o “Veja” poderá ser diluído um pouco. Muito cuidado se for usar outros produtos químicos pois eles possuem soda cáustica e pode danificar certos materiais.

Quinta dica – Finalização: Limpar os tapetes com a escova de pneus e finalizar com silicone comum. Passar o cotonete nos cantos, nas frestas, nas manoplas, nos pequenos buracos, nas saídas de ar, etc. Passar o restaurador de plásticos nas portas, no painel e no console central. Dessa forma além de ficar com um aspecto mais bonito ele protege por um bom tempo e ele não deixa o carro escorregadio, brilhoso e gosmento.

O silicone comum ou industrial automotivo eu aconselho usar somente nas borrachas das portas, nas colunas e nos plásticos do porta malas. Ou somente em locais que não tem contato com a pele. Por último aquele perfume ou essência que você gosta.

Quer saber mais algumas dicas e segredos de uma excelente higienização interna?  Inscreva-se e saiba gratuitamente quais são os produtos que uso e mais uns detalhes que fazem toda a diferença.

 

 

HIGIENIZAÇÃO

 

 

HIGIENIZAÇÃO

 

 

HIGIENIZAÇÃO

 

 

HIGIENIZAÇÃO

 

 

HIGIENIZAÇÃO

 

VEJA TAMBÉM: Polimento, Espelhamento, Cristalização e Vitrificação!  

 

Deixe um comentário!

Faça sua inscrição e receba dicas grátis!

Obrigado e até a próxima!